(47) 3365 8800
Central de atendimento

Terrenos são investimentos com alta rentabilidade, segundo especialista.

No mercado imobiliário a compra de lotes é opção de investimento devido ao retorno financeiro e o baixo custo de manutenção.

Setembro, 2015 – Ao invés de aplicar o dinheiro em títulos bancários devido ao delicado cenário econômico atual muitas pessoas têm recorrido à compra de terrenos e lotes. Essa ainda pode ser a melhor opção devido ao baixo custo de manutenção, a valorização em médio e longo prazos além das diversas oportunidades para negócios futuros, conforme avalia o gerente da G.Laffitte Incorporações e Empreendimentos Imobiliários Bryan Laffitte Masters, formado em finanças com mestrado em investimentos imobiliários pela Universidade de San Diego, nos E.U.A.

“Se você resolve investir em CDB, por exemplo, é apenas um papel e você tem que levar em conta o banco, os riscos de falência, estar ciente de que haverá o desconto do imposto de renda e outras taxas. O retorno poderá ser melhor que o da poupança, mas nem sempre é o esperado. Já um terreno você tem diversas oportunidades de negócios. Sem contar que pode valorizar cinco vezes ou bem mais do que o investimento inicial”, explica.

“É o tipo de investimento seguro que não se perde e um patrimônio bastante versátil. A qualquer momento é possível negociá-lo ou até mesmo optar por construir uma casa e ainda sim se estará ganhando”, complementa o executivo.

Garantia do retorno

A curitibana Vera Freire queria investir seu dinheiro em um negócio lucrativo e, em um primeiro momento, pensou em aplicar na poupança. Por orientação de familiares, optou por comprar um terreno da G.Laffitte na cidade de Camboriú para ter melhor valorização. Oito anos depois da compra, o local cresceu consideravelmente e despertou o interesse de uma construtora da região. Após algumas negociações foi fechado o negócio e hoje ela é dona de dois sobrados.

“Fazendo um comparativo entre as aplicações financeiras tradicionais e o investimento em um lote, com certeza nenhuma me proporcionaria a rentabilidade que alcancei com o investimento no terreno em Camboriú. Oito anos após a compra, o local está valendo dez vezes mais do que o investimento feito inicialmente. Eu não teria condições de construir, mas a proposta feita pela construtora foi bastante interessante possibilitando que eu ficasse com dois sobrados. Além de aumentar o patrimônio ainda consigo ter uma renda a mais. Com certeza logo que tiver uma nova oportunidade irei comprar outros lotes”, afirma Vera Freire.

Alguns cuidados na hora de comprar um terreno

Para que a compra do terreno seja de fato um bom investimento é necessário tomar alguns cuidados antes e durante o processo da compra. Antes de mais nada é necessário ir até o local e conhecer não apenas a área em que está localizado o lote, mas também o entorno.

Verificar as facilidades de acesso, cidades próximas potenciais e se há planos de expansão para a região levando em consideração se está perto de serviços básicos como escolas e comércio em geral se conta com transporte público, por exemplo. Infraestrutura completa de água, esgoto, energia e até mesmo pavimentação são mais diferenciais a se levar em consideração antes de comprar.  

Checar informações pertinentes ao imóvel e ao proprietário no cartório de registro de imóveis do município em que está localizado é fundamental para evitar problemas futuros.  

Sobre G.Laffitte

Reconhecida nacionalmente como “A Marca do Lote”, a empresa é especializada em projetos de loteamentos e transações imobiliárias.  Atua em diversas cidades de Santa Catarina e do Paraná com planos de expansão para outras áreas do país e exterior. Através de uma gestão familiar pautada pelo comprometimento, experiência e ética, se tornou um símbolo de inovação no setor imobiliário e um agente social de fundamental importância para o desenvolvimento urbano das regiões que atua.